Dr.Milton Peruzzo | Cirurgias
CIRURGIAS
Importante: As fotos que ilustram este texto mostram pacientes operados em outras clínicas com técnicas não utilizadas por mim.
Quando se fala em cirurgias para o tratamento da calvície a primeira imagem que pensamos é a de uma cabeça de boneca. E não sem razão. Durante muitos anos a técnica mais comum utilizada, consiste em se retirar da região posterior da cabeça dezenas de mudinhas de couro cabeludo que são plantadas na área calva da vítima, gerando um resultado semelhante à de uma cabeça de boneca, são os chamados Punches. Por quê desta forma? Simples: porquê é fácil!
Cabeça de Boneca
Linha de frente ruim

A evolução desta técnica foi para a utilização de uma máquina semelhante a uma furadeira ( Hand Engine ) que ao invés de ter uma ponta perfurante possui um cilindro que em alta rotação retira dezenas ou centenas de plugs um pouco menores que na técnica convencional porém ainda gerando visibilidade dos transplantes, são os chamados Mini ou Micropunches . Alguns cirurgiões que apregoam esta técnica dizem que a vantagem deste método é a rapidez da cirurgia e a ausência de uma cicatriz na área doadora.
Máquina Hand-Engine
Punch

Nisto eles têm meia razão. Sem dúvida a cirurgia é rapidíssima, pois eles nem mesmo sabem se a máquina cortou os cabelos no sentido correto ou mesmo se lesou a raiz durante o preparo dos transplantes. Também a quantidade colocada será proporcional à rapidez do ato operatório, e desde quando rapidez é sinônimo de qualidade e capricho? Quanto à ausência de uma cicatriz também falaram meia verdade: serão dezenas ou centenas de microcicatrizes onde não irão crescer cabelos, pois foram arrancadas as raízes sob aqueles pontos.
Punch
Microcicatrizes

Outros ainda anunciam nas revistas masculinas o uso do laser em transplantes de cabelos, como se o laser fosse sinônimo de modernidade. Há muitos anos deixou-se de usar o laser em transplantes de cabelos, pois ele inviabiliza o local onde o transplante é colocado, além dos riscos de queimaduras adjacentes aos transplantes.
Queimaduras Adjacentes

Outras técnicas de cirurgia como por exemplo a redução da área calva, rotação de retalhos, uso de expansores de tecido ou utilização de fios sintéticos vêm sendo colocadas em desuso pelos maus resultados obtidos.
Furos de Agulha
Fios Sintéticos
Redução de Área Calva
Quer receber informações?
DR. MILTON PERUZZO Contato +55 11 3288.2070 / 3283.2582 clinica@peruzzo.med.br